Visite aqui

Seja bem-vindo à Capital Catarinense da Ovelha!

O surgimento de Campo Alegre está ligado à colonização das terras da Princesa Dona Francisca, irmã de D. Pedro II. Quando ela se casou com o Príncipe de Joinville, recebeu a área como dote. Em 1858, por solicitação da Cia. Colonizadora, o governo imperial aprovou a construção da estrada que ligaria Joinville – São Miguel – Tijucas do Sul – Curitiba. A Estrada Dona Francisca, segunda via carroçável do Brasil, tornou-se uma importante rota comercial.

Ao chegarem no topo da serra, os construtores da estrada, felizes por terem vencido o percurso mais íngreme, exclamaram: “Froeliches feld!”, que significa “Campo Alegre”. O nome da Cidade é, portanto, uma alusão às belas paisagens naturais, especialmente seus campos cobertos de araucárias. Além da localização privilegiada, pois a Serra Dona Francisca tornou-se caminho obrigatório entre Santa Catarina e Paraná, Campo Alegre ainda contou com o ciclo da erva-mate para seu desenvolvimento. Era o ponto de parada dos carroceiros que seguiam de São Francisco e Joinville para o Paraná.

Em 1888 o povoado de Campo Alegre tornou-se distrito de São Bento do Sul e, em 18 de março de 1897, Campo Alegre conquistou sua emancipação política e administrativa. A seus moradores e visitantes, Campo Alegre oferece paisagens inesquecíveis: densas matas, imponentes montanhas, a exuberância das araucárias, o doce som das cascatas, a beleza das hortênsias, a calma das ovelhas e o clima saudável da serra.

Localização:

Latitude: 26° 11′ 33″.
Longitude: 49° 15′ 56″.
Região turística: Caminho dos Príncipes.
Microrregião: Microrregião do Alto Rio Negro.
Municípios limítrofes: São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Joinville e Garuva.

Características geográficas:

Área: 496.15 km² (fonte: IBGE).
População: 11992 habitantes.
Altitude: 870 m.

Principais distâncias:

Blumenau, SC: 140 km.
Brasília, DF: 1.484 km.
Chapecó, SC: 454 km.
Criciúma, SC: 404 km.
Curitiba, PR: 123 km.
Florianópolis, SC: 232 km.
Joinville, SC: 60 km.
Lages, SC: 319 km.
Porto Alegre, RS: 656 km.
Rio Negrinho, SC: 30 km.
São Bento do Sul, SC: 15 km.
São Paulo, SP: 502 km.

Como chegar a Campo Alegre

De carro:

O acesso pode ser realizado a partir da BR-101 em Joinville, seguindo em direção a SC-301 (Serra Dona Francisca).

O acesso pela BR 280 por Jaraguá do Sul e Corupá está em manutenção. Tome cuidado e dirija com cautela, principalmente à noite, pois a sinalização é falha nos locais que estão em reparo.

Para quem vem do Paraná, São Paulo ou outros estados do sudeste do Brasil há duas maneiras de chegar em Campo Alegre:

  • Através da BR 376, indo até Joinville, e de lá entrando no acesso para a Serra Dona Francisca. Campo Alegre fica no alto da serra.
  • Através da cidade de Mandirituba, passando por Agudos do Sul e Piên até a divisa com Santa Catarina. Na divisa encontra-se a localidade de Fragosos, pertencente à Campo Alegre, onde você pode entrar e seguir rumo à localidade de Avenquinha, até chegar ao centro da cidade. O acesso é por estrada não pavimentada, que está em boas condições de tráfego. Se preferir pode passar de Fragosos para o Bairro Mato Preto em São Bento do Sul, e ir até Campo Alegre através da Rodovia SC 301.

De ônibus:

A empresa que faz a maior parte das linhas para Campo Alegre é a empresa Reunidas-SA, com os seguintes horários:

São Bento do Sul a Campo Alegre
07:15 (intermediário – menos no domingo)
08:05 (direto – aos domingos intermediário)
10:30 (intermediário – menos no domingo)
12:30 (intermediário)
14:30 (direto)
16:30 (intermediário – menos no domingo)
17:45 (intermediário)
20:30 (direto)

Joinville a Campo Alegre
6:00 (direto)
7:00 (intermediário)
9:50 (direto)
14:30 (direto)
16:00 (intermediário)
18:30 (direto)
19:30 (direto)

Mafra à Campo Alegre
5:50 (intermediário – menos no domingo)
7:00 (direto – domingo intermediário)
9:45 (direto)
11:00 (intermediário)
13:00 (direto)
16:30 (intermediário)
18:45 (direto)

Aviso: os horários acima podem sofrer alterações sem aviso prévio. Devido ao grande trânsito da Serra Dona Francisca, os horários dos ônibus podem sofrer atraso.

De avião:
Campo Alegre tem excelente posição geográfica, situada próxima ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba-PR, distante a apenas 97 km de Campo Alegre.

Em Santa Catarina o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, que fica na cidade de Joinville, a 63 km de carro do centro de Campo Alegre.

Também há a opção do Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, da cidade de Navegantes, distante cerca de 141 km do Município de Campo Alegre.